top of page
Buscar
Foto do escritorinfoalexandrecosta

Como comecei a fotografar...

Atualizado: 29 de mai. de 2021


A nossa vida é uma ligação de muitas, ou seja um cozinhado que umas vezes nos sai um prato delicioso, uma obra prima para o paladar, mas acima de tudo pela companhia e a amizade que se estabelece nesses convívios, e estes rondam os 35 anos...

Comprei uma Zeiss Ikon, comprada por uma coleta familiar quando fui para a tropa. O senhor que a vendeu: disse-me agora é fotografar! ao que lhe respondi. "Quando arranjar dinheiro para rolos". " Não seja por isso, tome 2 rolos para começar" ofereceu-me e assim começou a minha aventura fotográfica na tropa e Guerra Colonial. As primeiras fotos do meu percurso fotográfico com altos e baixos, por razões económicas foi sempre a última opção. A subsistência da minha família era a minha prioridade, assim ditavam as regras. No principio dos anos oitenta do passado século, já com algum desafogo económico, foi-me permitindo voltar à paixão fotográfica e a partir daí não parei mais.

Um dia entrei na Filmarte na Rua Augusta e estavam folhetos no balcão sobre fotografia, um despertou-me a atenção, cursos de iniciação fotográfica, A. P. A. F. (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica). Comecei a aprender a fotografar.


Amodmiã Ismael. Um dos meus mestres de fotografia...


António Simões de Melo. Outro Mestre e amigo em vários aspectos da vida...



Eu na companhia do mestre de laboratório Agostinho Gonçalves...

foto "Autor José Barbosa"


Com todos eles e com base na fotografia, fomos construindo laços que deram origem a uma amizade, cumplicidades, momentos inesquecíveis, duradouros, mantendo-se muito fortes, e para além das fotos, Graças a eles nasceu-me a paixão de olhar a VIDA, e o MUNDO. Quando fotografamos, inconscientemente fazemos o nosso auto-retrato, pois no click, registo da imagem, sentimos a vida, a sensibilidade, o inconformismo e porque não uma certa revolta que nos leva ao tal registo.


As minhas primeiras fotos tiradas após o curso de iniciação (anos 80 do século passado).

Lisboa, freguesia de Marvila.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page