Aldeia Andaluz El Rocío, fica no Município de Almonte e perto de Matalascañas. A cidade de Sevilha dista a 80Km de distancia. Esta devoção começa no Século XVI, quando um pastor encontra uma imagem feminina numa árvore. Assim começou a crença, os milagres, a tradição (semelhanças com Fátima).
As Invasões Francesas acentuaram os sentimentos. Os momentos de angústia, medo, não encontrando soluções, acentuam a espiritualidade
A Romaria Virgem Del Rocío realiza-se 50 dias depois da Páscoa (pentecostes), trazendo a esta aldeia romeiros de toda a Espanha e de muitas comunidades espalhadas pelo Mundo.
A beleza, alegria, música e tradição, transmitiram-me a necessidade de fazer estes registos, sendo pouco, foi o que fiz.
Viver estes momentos sendo ou não crente, tocou profundamente os meus sentidos e sensibilidade...
Idem...
Idem...
Idem...
idem..
Idem...
Embora controversa, esta manifestação tradicional de espectáculo tem raizes em nós e nos nossos vizinhos e também no Continente Americano. Talvez a minha compreensão por este tema não seja nem branco nem preto. O meu contacto com Alcochete tem a minha idade e me obriga a ver para além da "Festa" o contexto social em que ela se encaixa. Isto daria para uma conversa de vida e de experiências, a qual não é o meu propósito.
Deixo-vos estes registos...
E Olé!
Cá estou eu a torcer pelo toiro...!
Estava quieto, sem chatear ninguém e foraml picá-lo!
Até parece uma lição de Relações Internacionais...!